Para que o Compliance Empresarial seja aplicado, são necessárias algumas práticas específicas. É por meio delas que a reputação da empresa será protegida – e seus colaboradores conseguirão evitar prejuízos (morais, financeiros e com a lei).
Dentro dessa área, há algumas especialidades, como o Compliance Trabalhista, o Compliance Fiscal, Compliance Ambiental, entre outros. Esses profissionais vão criar e executar o chamado Programa de Compliance da empresa.
Além de se comunicar com a alta administração da empresa, a área de Compliance Empresarial deve também entender como é a cultura corporativa da organização. Com isso, ela deve fazer uma análise de todos os riscos da empresa, para identificar possíveis fragilidades de Compliance. Ou seja, devem ser verificadas todas as brechas para ações em desconformidade com a conduta esperada.
Depois de avaliados os riscos e verificadas as leis, os profissionais de Compliance devem criar as Políticas e Procedimentos voltados à proteção da empresa. Eles devem ser documentados em um Código de Conduta, que precisará abranger, e ser seguido, por todos os membros da organização.